domingo, fevereiro 26, 2006

Pastoreando o coração das crianças

O que é pastorear:
É a ação coordenada que objetiva o anúncio do Reino de Deus e se expressa no testemunho pessoal e comunitário, através da vivência da fé, da esperança e do amor.

Pastorear a criança:
Pastorear crianças é educa-las em valores para a vida, para o amor e para a paz. Pastorear a
criança é acolher, é orientar, é animar, é estar pronto, é servir, é acarinhar, é colaborar, é amar...
Todos e todas são responsáveis pelas crianças. De maneira especial a família, os professores e as professoras, os pastores e as pastoras são os que mais diretamente são responsáveis pelo pastoreio das crianças.
A educação da criança é global. É a partir do que a cerca que a criança vai aos poucos sentindo,
vendo, ouvindo e aprendendo ser ela mesma. Por isso o cuidado, a sensibilidade, a bondade e o amor são de importância fundamental para a criança. Ela aprende não tanto pelo que dizemos, mas muito mais pelo que somos e pelo que fazemos.
Os pastoreio do coração da criança é uma ação comunitária onde o pai, a mãe, os avós, os tios/as, os educadores/as e todos os irmãos e irmãs da igreja tem uma enorme influência na ação educativa da criança... Aquele e aquela que são chamados para pastorear a criança são chamado para contribuir na construção de um caminho no qual viver é amar . Amar a Deus, amar os seres humanos, amar a natureza, amar os animais, amar o sonho de Deus.

Quando pastorear as crianças:
É necessário e muito importante conhecer as características das crianças e entender as situações
que influenciam seu desenvolvimento integral.
Já desde a gestação, e nos primeiros anos da vida, a criança experimenta, associa a mãe , ao pai, às pessoas com as quais convive e ao ambiente , as mais variadas sensações
- proteção ou abandono
- bem querer ou mal querer
- ser mais uma ou ser única e esperada introjeta, faz o registro afetivo em si de todo o clima
familiar.

O período de 0 a 6 anos é muito importante. Nesta a criança ainda não é capaz de alto-condução e então é o/a adulto/a que estabelece as normas de comportamento para elas.

Sabemos que há uma relação do desenvolvimento humano com a fé. Esta relação começa nos
primeiros anos da vida, quando a criança interage com seus pais ou responsáveis. A fé se desenvolve como uma espiral, com forte resultados das situações vivenciadas pelas crianças nas relações com as pessoas e ambiente em que vivem.

A integração no universo é um permanente processo evolutivo, uma constante auto-
elaboração e necessidade que se renova a cada manhã e que se torna mais aguda em determinadas faixas de idade de nossa existência (criança, adolescente, idoso/a).

As crianças de 6 a 9 anos começam a responder por elas mesmas, têm a capacidade
maravilharem-se, são afetiva e têm muita sensibilidade.


Dos 9 a 12 anos ocorrem muitas mudanças. Despertam para a criatividade, surge os "grupos".

Como pastorear o coração da criança:
Cuidar de cada momento do desenvolvimento

A espera do nascimento:
A pastoral começa com o pai, a mãe e toda a igreja. Encontrar tempo para conversar sobre o nascimento da criança ela vai se localizar na
família - primogênita, caçula, seus irmãos, suas irmãs e avós...
Falar sobre batismo. A importância da nossa herança de fé.
O nascimento: Manifestar a alegria da chegada da criança - (um cartão, uma flor, um livro).
A visita pastoral é esperada pela família com grande espectativa.
O anúncio na igreja - bonito cartaz , painel - Acolhida e apresentação da criança no primeiro dia que ela for a igreja.

O batizado:

O pastor deve valorizar o batismo da criança. A Igreja Metodista batiza criança. Jesus afirma que as crianças são membros do reino de Deus "E qualquer que receber, em meu nome, uma criança tal como esta, a mim me recebe".
Preparar o dia do batizado com toda a comunidade. Anunciar com antecedência.
Conversar com as crianças da igreja sobre o grande evento. Decorar a igreja.
Preparar a celebração de forma bem participativa. Incluir as crianças, os avós, as professoras da
ED. Escolher músicas que fazem sentido para a ocasião.
Faça do 0batismo o momento de grande vivência da fé comunitária. Prepare um legado para a criança (pequeno álbum com dados sobre o batismo - dados da igreja, do pastor, das crianças
presentes, das músicas, etc.)

A escola:
A educação cristã acontece em todos os espaços da igreja , tanto nos espaços físicos quanto nos "espaços" de convivência. A escola deve ser um lugar de muita experiência
boa para as crianças de todas as idades.
As crianças pequenas até quatro anos aprenderão nossas atitudes e valores.
Os/as adultos/as que amam e cuidam da criança transmitem, por meio de seus atos que Deus é
amor e que ele ama e cuida de seus filhos e filhas. As várias atividades que visam o desenvolvimento total da criança ajudam a construir o alto conceito : "Sou amado/a. Tenho capacidade de crescer, amar, participar e contribuir para um mundo melhor". Os frutos do espirito - amor, alegria, paz, paciência, bondade, humildade, fidelidade, domínio próprio - são características que devem fazer parte de nossa vida se vamos compartilhar nossa fé com as crianças.
O pastor/a deve visitar as classes das crianças incentiva-las, elogia-las, contar histórias e outras
atitudes muito importantes.
Dar especial atenção as fazes da participação na escola dominical.
Estabelecer os ritos de passagem - do berçário para o jardim e assim por diante. Explicar para as crianças, conversar, deixar que elas falem de seus sentimentos. Oferecer um legado que marque este momento de passagem.

O culto:
" O pastor/a precisa trabalhar o culto, tornando inclusivo às crianças."

Santa seia:
" A criança como herdeira do Reino de Deus, deve participar da seia do Senhor,
preferencialmente junto com seus pais, ou familiares, membro da igreja, ou acompanhada pelas pessoas responsáveis por sua formação cristã, depois de terem sido orientadas pelos mesmos sobre a relevância
da celebração e o seu significado. Os pastores/as orientaram aos pais e demais membros da comunidade local para que instruam seus filhos acerca do significado e natureza da Ceia do Senhor".

A vida escolar:
É importante demonstrar interesse pastoral para as crianças com respeito a seus estudos . Orar com elas no início do ano letivo, conhecer suas dificuldades e descobrir como incentiva-las. Organizar encontros para conversar com as crianças sobre suas escolas. É possível entender muito mais as crianças a partir dessas experiências conjuntas. Outras atividades muito interessantes são com relação as ferias. Pode-se organizar encontros para ver filme, comer pipoca e criar atividades de jogos, teatro, música e tantas outras. Sem saudosismo mas ainda tem "sabor" organizar pick-nick.

O aniversário:

É o dia especial de cada uma criança. É importante ter a relação de todas as
crianças com a data de nascimento. Quando for telefonar, saiba quantos anos ela estão fazendo. Criança gosta que saibam sua idade certa.

Lúcia Leiga de Oliveira
É membro da Igreja Metodista no bairro Planalto, em Belo Horizonte, assessora do Projeto
Sombra e Água Fresca.

7 Comments:

At 3/5/06 11:54, Anonymous Anônimo said...

MEU NOME E ANA OKADA, MORO EM SANTAREM-PARA,TENHO 49 ANOS, SOU CARIOCA, CASADA, SOU FORMADA EM GESTAO EMPRESARIAL, E QUERO TE DIZER QUE FOI ABENÇOADO,EU TER TIDO ESSE ACESSO AO SEU SITE, E COMO FPOI OPORTUNO TB TER CONHECIDO SEU TRABALHO,PARABENS!!!, COMO E LINDO TD ISSO QUE VC MOSTRA AKI,ESSE MES ESTAREI ENTRANDO NUMA CLASSE DE CRIANÇAS DE 2 A 7 ANOS,CONFESSO QUE ESTOU BUSCANDO UMA MELHOR FORMA DE EVANGELIZA-LOS.ME PERMITA USAR SEUS CONHECIMENTOS E IDEIAS A NOSSA ESCOLINHA.UM GRANDE ABRAÇO

GRAÇA E PAZ

ANA OKADA

 
At 26/11/06 11:16, Anonymous Anônimo said...

tds as tuas sugestões são maravilhosas e mt abençoadas,amei mt msm...Deus te abençoe sempre

 
At 31/10/07 00:35, Blogger Unknown said...

gostei muito do teu blog, admiro uma pessoa dedicar-se para os pequenos!!Parabéns e a paz do Senhor! foi muito bom encontrar esse blog pois estou iniciando um trabalho com crianças na igreja e vou utilizar muitas dessas atividades, c o irmão tiver outras idéias por favor me cominique! obrigada!

 
At 7/6/08 21:09, Blogger MARIA JOSÉ-MULHER DE FÉ said...

A PAZ DO SENHOR , meu irmão em CRISTO JESUS, seu trabalho é maravilhoso, amei, imprimi pastoreando o coração da criança. É deDEUs, pois,concordo, que a criança precisa ser batizada, tomar santa ceia, enfim,ela também é criatura e se torna uma nova criatura quando recebe Jesus em seu coração. e eis que tudo se fez novo,. Vamos orar para que outros ministérios também tenha essa visão. DEus te abençoe. Tia Zezé. ministério infantil- Assembléia de Deus- Piabetá.

 
At 7/8/08 19:54, Anonymous Anônimo said...

Ola!! Graça e paz!
Gostariamos de saber se vcs já possuem algum material sobre o pastoreio de crianças.
Se puderem enviem para o meu email alguma sugestão. Sou pastora em uma igreja batista.
Pra Patricia
email: patricialinhares@uol.com.br

 
At 8/10/08 12:20, Blogger Dayse Veronica Dutra said...

Parabéns que DEUS continue te conduzindo neste pensamento abrindo a sua visão para divulgar que as crianças estão sendo esquecidas por muitos,concordo com a criança participar da seia do Senhor seria lindo ter as crianças seiando conosco.

 
At 16/10/08 12:47, Blogger Unknown said...

Olá,meu nome é Zilma e gostaria de saber o endereço da Metodista no bairro Planalto em BH.Obrigada.

 

Postar um comentário

<< Home

62364